domingo, 2 de agosto de 2015

Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente

O livro "Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente" lançado pela editora Appris, já configura um marco inédito na temática Tecnologias no Ensino de Química.
O livro tem alcançado um publico amplo, desde professores do ensino básico e superior, bem como alunos. Uma das caracteríscas do livro, que difere dos demais no ensino de química, é que além de discussões teóricas ele apresenta exemplos práticos aplicados por pesquisadores, profesores e estudantes de química. Outra característica notável do livro está na sua abordagem, pois as discussões apresentadas nele, podem ser utilizadas em diversas áreas do ensino (português, matemática, física, biologia, história, geografia, entre outras).

O livro é composto de 7 capítulos divididos em duas partes: Discussões teóricas e exemplos práticos no ensino de Química.

Os capítulos apresentam discussões pertinentes as Tecnologias no ensino e a formação docente no uso das TICs (Capítulo I), Web 2.0 (capítulo II), sociedade tecnológica (Capítulo III), incluindo a Cibercultura e o Cyberbullying, além da Alfabetização e Letramento Digital e Letramento Informacional. Em seguida o livro apresenta Teorias de ensino e aprendizagem aplicadas no uso das TICs (Capítulo IV), EaD (Capítulo V), softwares no ensino de química (Capítulo VI), passando por programas de química e química computacional (Hyperchem, Gauss view, Avogrado) e repositórios digitais. No último capítulo são descritos recursos e estratégias importantes no contexto das TICs na Educação como, o Blog, as hipermídias, a WebQuest, os podcast, as redes sociais, os vídeos, os jogos digitais, o uso de celulares e tablets e a gamificação.

Ao final de cada capítulo o livro consta de uma seção “Para saber mais...” que sugere a leitura de livros que tratam do tema abordado, para uma ampliação das discussões. Além de alguns capítulos apresentarem “Sugestões de filmes” relacionados e que podem ser discutidos em sala de aula. 

No livro há um link para que seus leitores possam ter acesso a todos os recursos apresentados no livro.

O livro pode ser adquirido em diversas livrarias, algumas são:
Amazon - clique aqui
Livraria Cultura - clique aqui
Livraria Saraiva - clique aqui
Editora Appris - clique aqui
Cia dos livros - clique aqui
Buscapé Livros - clique aqui

sábado, 3 de janeiro de 2015

None of the above

Para os apaixonados pela Ciência e, principalmente, pela Química apresento um documentário fantástico e que nenhum amante das ciências irá deixar de assistir.

Produzido pela National Geographic Channel o "None of the Above" uma tradução livre para "Nenhuma dessas acima" é um excelente documentário sobre Ciência. No Brasil é traduzido como "Desafios Mentais", nele Brit Tim Shaw leva sua própria marca irreverente da ciência e da engenharia para as ruas, enquanto busca surpreender as pessoas que encontra, com uma Ciência mais próxima do dia-a-dia. Tim desafia as pessoas que encontra, e a você em casa, para prever o resultado de uma série de experiências cada vez mais espetaculares antes de descobrir a ciência por trás dos resultados de cair o queixo. Em seguida, ele explica a ciência do que realmente aconteceu.


Desde pousar um helicóptero em uma única camada de ovos sem rachar, utilizar creme para proteger um relógio de golpes de martelo, bobina de Tesla, o ar sendo sugado para fora de um recipiente, densidade da água, entre inúmeros feitos da ciência, o documentário apresenta 20 episódios com duração de 22 minutos. Sugiro ver o documentário com o áudio original, pois a versão em português não anima muito. 

Tim mostra-nos que o mundo real em torno de nós é muito mais impressionante do que qualquer truque de mágica ou ilusão...

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Breaking Bad - Season Finale

Os produtores e roteiristas da série de televisão “Breaking Bad” deram o ponto final no domingo (29) à saga de Walter White, o anti-herói mais popular da TV, após cinco temporadas de sucesso, em um episódio muito elogiado pelos fãs.
O jornal “New York Times” afirmou que foi “um final apropriado, mas também, pelo tom sombrio da série, com padrões quase calvinistas, um final relativamente feliz”. É o momento em que Breaking Bad Chega oficialmente ao fim e você não sabe o que fazer da sua vida! O crítico veterano Hank Stuever, do “Washington Post”, que geralmente arrasa séries em seus textos, foi apenas elogios. “Nunca houve um episódio chato em cinco temporadas”, escreveu, antes de elogiar o final.

O intérprete, ganhador de três Emmy consecutivos pelo papel, defendeu principalmente a “mudança”, a qualidade que distingue seu Walter White de outros personagens ilustres como Tony Soprano, Stringer Bell, Thomas Magnum e até o pessoal de “Friends”. "A estrutura das séries sempre se baseia em personagens que nunca mudam. ‘Breaking Bad’ é a única série que se baseia na mudança, como a química em si mesma. Meu personagem muda totalmente e vai mudar ainda mais até o final", comentou. Breaking Bad deu vida ao tímido professor Walter White,um professor de química de um instituto de Albuquerque, no Novo México que, de forma inesperada, adota um estilo de vida criminoso após ser diagnosticado com um câncer de pulmão terminal e definir como objetivo juntar dinheiro suficiente para que sua família não sofra problemas financeiros.Suas atividades extraclasse, que o fazem passar por uma série de situações, o transformam em um renomado traficante de metanfetaminas com a ajuda de seu ex-aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul). Com o passar do tempo, o professor vira um impiedoso traficante e suas mãos ficam cada vez mais manchdas de sangue. White, ou Heisenberg (seu nome no mundo do crime) passa a ter muitas dificuldades para se manter concentrado em sua missão original.

White é capaz de fabricar a melhor metanfetamina do mercado, com 99% de pureza, a mesma porcentagem que alcançou a última temporada de “Breaking Bad” para entrar no Guinness por sua quase perfeita avaliação no portal MetaCritic.com, que reúne a crítica especializada. A série entrou para o “Guiness World Records”, o Livro dos Recordes, como a série mais bem avaliada de todos os tempos.O programa da emissora norte-americana ACM conquistou o título por ter alcançado 99 pontos de 100 no site MetaCritic.com.

O episódio final, qualificado como “perfeito” pelo próprio Cranston, é intitulado “Felina”. Há quem diga que se refere a uma conjunção de símbolos da tabela periódica (“Fe”, ferro; “Li”, lítio, e “Na”, sódio) ou simplesmente um anagrama para o termo “finale”.

 Hackers baixaram na internet o episódio final do seriado “Breaking Bad” e de acordo com a revista “Variety”, o capítulo já obteve mais de 500 mil downloads em apenas 12 horas. Segundo o site TorrentFreak, isso tornou o episódio o mais pirateado que já se teve registro.

O final teve um "banho de sangue" e mostrou bem a "moral sombria" e indefinida que fez parte de todo o programa, Walter White morre em um laboratório, onde sempre pertenceu, ao som de 'Baby blue', do Badfinger". A música do Badfinger que toca no final, enquanto os policiais chegam e encontram Walter morto, começa com o seguinte verso: "Acho que eu tive o que eu mereci".

Com certeza,  Breaking Bad ficou marcada na história... 
http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/30/veja-como-o-noticiario-policial-contaria-o-final-de-breaking-bad.htm

quiz

http://televisao.uol.com.br/quiz/2013/09/29/voce-esta-preparado-para-o-ultimo-episodio-de-breaking-bad.htm

 *Algumas informações extraídas da AFP

Tabela Periódica

Compartilhe