domingo, 12 de outubro de 2008

Efeito Estufa

Um tema muito abordado por cientistas do mundo todo é o efeito estufa. Você sabe o que é o efeito estufa? O que a química tem haver com este tema? 

O dióxido de carbono (gás carbônico ou anidrido carbônico, CO2) é um gás incolor, mais denso que o ar, pouco solúvel em água, não-comburente e não-combustível. Esse gás é formado no processo de respiração de vegetais e animais e na queima de combustíveis, é consumido no processo de fotossíntese, realizado pelos vegetais. O efeito estufa é um fenômeno natural que sempre existiu e é necessário para que exista vida na Terra, pois evita que ela se resfrie, mantendo sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porem cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de vários gases, que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir o efeito calorífico dos mesmos. Vários gases são responsáveis por esse efeito, o gás carbônico é o mais abundante cerca de 55%, enquanto o metano, um outro gás, tem 15% e os clorofluorocarbonos 21%, que é responsável pelo buraco da camada de ozônio, descrito no capítulo ‘Elementos químicos’. 

O gás carbônico, que vem aumentando consideravelmente devido a queima dos combustíveis, amplia esse fenômeno e aumenta a temperatura da atmosfera cerca de 0,4% anualmente, este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão, acarretando grandes variações climáticas, derretendo as geleiras e provocando a expansão dos oceanos. O efeito conjunto dessas substâncias – gás carbônico, clorofluorocarbonetos e metano – pode vir a causar um aumento na temperatura global estimado entre 2 e 6ºC nos próximos 100 anos. Se a Terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiadamente fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que deixássemos de existir. Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta.  É importante salientar que o efeito estufa, que por muitas vezes é referido por muitos como o grande vilão da historia, é na verdade benéfico para a vida na terra, por manter as condições ideais para a vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. O que nos afeta é o seu aumento desordenado, pois os gases do efeito estufa forma como que uma “redoma de vidro” sobre o planeta, deixando entrar a luz e aprisionando o calor.

É a química sendo expandida...

Bruno Leite (lattes)

Nenhum comentário:

Tabela Periódica

Compartilhe