domingo, 26 de abril de 2009

Menor Bíblia do Mundo

O Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) apresentou a menor Bíblia eletrônica do mundo. O livro sagrado em hebraico coube em um chip com 0,5 milímetroura. A microbíblia, do tamanho de um grão de areia, tem as mais de 300 mil palavras da Bíblia. Você sabia que 

Para observar mais detalhes do objeto do qual tratamos, é preciso utilizar lentes que ampliem a imagem. Essas lentes vão de uma simples lupa até sistemas altamente sofisticados, como podemos observar nos microscópios eletrônicos. A mentor distância entre dois pontos que podemos observar com nossos olhos é de aproximadamente 0,1 – 0,2 mm, dependendo da qualidade da visão e de uma iluminação adequada. Esta “menor distância” é chamada de resolução e qualquer instrumento que nos revele detalhes abaixo desse limite pode ser chamado de microscópio. 

Lembrando um pouco da história da nanotecnologia, quando Feynman desafiou os cientistas, questionando o porquê de não podermos escrever os 24 volumes inteiros da Enciclopédia Britânica na cabeça de um alfinete?

Não foi a enciclopédia britânica, mas a Bíblia com um tamanho de 0,5 mm. Será que Feynman esperava que a Bíblia chegasse a este tamanho?

É a química sendo expandida...

Tabela Periódica

Compartilhe