sábado, 29 de novembro de 2008

O uso das Tecnologias no ensino de Química: a Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem

Em continuação aos seminários apresentados no departamento de Química pelos colaboradores do Núcleo SEMENTE. Apresentei um seminário sobre "O uso das tecnologias no Ensino de Química: a Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem." Neste seminário destaquei a grande importância que há no uso das tecnologias para o ensino.

Inicialmente explorei sobre as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e sua grande importância na sociedade, seguindo como uma problemática da qual questiona como as tecnologias, em especial a Web 2.0, pode contribuir no processo de Ensino-Aprendizagem. Destacando os objetivos para tal trabalho, bem como a relação da Internet na sociedade e sua utilização como ferramenta de aprendizagem.

Sabendo do potencial que a Internet tem discutimos sobre a Web 2.0, que é a nova geração da Internet, onde deixamos de ser apenas leitores das informações contidas na web e passamos a ser leitores e produtores dessas informações. Algumas diferenças entre a Web 1.0 e a Web 2.0 foram mostradas na tabela (ver slide). Destacamos algumas ferramentas da Web 2.0, tais como wikis, blogs, entre outros.

Como ferramentas de aprendizagem da Web 2.0 mostramos o Portal do SEMENTE (www.portal.semente.pro.br) e o Portal AQUÍMICA (www.aquimica.xpg.com.br), além de alguns blogs que são utilizados como ferramentas de aprendizagem cooperando com o processo de ensino-aprendizagem. Citamos também o Joomla!, o Flickr, o agregador iTunes, o google reader, entre outros.

Por fim destacamos a previsão do surgimento da Web 3.0 a chamada Web semântica, onde a Web semântica interliga significados de palavras tendo como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo homem como pelo computador.

Confira o Slide da apresentação (clique aqui)
É a química sendo expandida....

Bruno Leite (lattes)

Nenhum comentário:

Tabela Periódica

Compartilhe