O aluno, quando chega à sala de aula, apresenta suas próprias idéias, as quais são chamadas de concepções prévias, alternativas e etc. Essas concepções podem ser estruturadas de forma a apresentar zonas. Essas zonas contêm várias formas de compreensão do conceito estudado. Este tipo de estruturação, na qual é considerada que várias formas de compreensão a cerca de um conceito científico pode coexistir em um mesmo individuo é chamada de perfil conceitual (MORTIMER, 1995). Nesta perspectiva, o processo de ensino aprendizagem é visto como uma aquisição de novos significados àqueles já existentes (formação de novas zonas de um perfil conceitual), sem a necessidade de haver uma substituição de concepções. Diante disso, esta monografia tem como objetivo de elaborar atividades experimentais a partir da catalogação de concepções encontradas em diversos contextos e sua estruturação em termos de um perfil conceitual. As atividades experimentais foram elaboradas associadas à certas zonas de um perfil conceitual e discussões foram propostas para acompanhar o desenvolvimento dessas atividades. Consideramos que as atividades experimentais sejam guiadas por debates, a fim de explicitar aos alunos a existência de várias formas de ver e pensar um conceito, para que ele tenha consciência dos significados atribuídos em vários contextos.
Você pode conferir também o slide da apresentação de João.
É a química sendo expandida...
Bruno Leite
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