sábado, 20 de fevereiro de 2010

O que é a Química?

Inicio de ano, volta as aulas, aulas de Química... Uma pergunta torna-se retórica:

"O que é a Química?"

Talvez seja a pergunta mais comum numa aula de Química. Uma das definições do dicionário é: "Uma ciência que se estuda a estrutura das substâncias, correlacionando-a com as propriedades macroscópicas, e se investigam as transformações destas substâncias".
Já na Internet encontramos outras definições:
  • "Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações."
  • "Ciência que estuda a estrutura das substâncias, suas propriedades e os elementos que as constituem."

Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol o processo da fotossíntese é iniciado, neste momento a química está ocorrendo. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, a química está ocorrendo. A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida. A química é vida.

Química e Ciência: A química está na base do desenvolvimento econômico e tecnológico. Química da água: A água é a substância mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Mas apenas uma pequena parte desse volume é potável e está próxima aos centros urbanos. Sem a química, seria impossível assegurar à população o abastecimento de água. É através de processos químicos que a água imprópria ao consumo é transformada em água pura, límpida, sem contaminantes. A química nos alimenta, a química está presente em todos os medicamentos modernos. A química nos acompanha 24 horas por dia. Ela está presente em todos os produtos que utilizamos no dia-a-dia. Do sofisticado computador à singela caneta esferográfica, do possante automóvel ao carrinho de brinquedo, não há produto que não utilize matérias-primas provindas da química.

Podemos levar em consideração em dizer que a Química é uma Ciência que ocupa uma posição central, pois ela é fundamental para todas as áreas do conhecimento. A química está ligada a biologia (biologia celular, anatomia, microbiologia, entre outros), ciências ambientais (poluição e ecologia), medicina (farmacologia), ciências da saúde (nutrição) e física (mecânica quântica, física nuclear). Podemos ainda destacar com a História e filosofia (História da química, Alquimia), além da relação direta com a matemática.

Todos nós utilizamos a Química. Os médicos devem conhecer Química para saber a composição das substâncias usadas como medicamentos e avaliar sua ação no organismo humano, os agricultores usam a Química para corrigir a acidez do solo e na escolha do melhor fertilizante a ser adotado e da quantidade necessária a ser empregada, os cozinheiros utilizam a Química (mesmo sem saber) no controle das mudanças que ocorrem na preparação dos alimentos. Observando nosso redor vemos que os mais diferentes materiais, como madeira, água, metais, plásticos, gás oxigênio e tantos outros vem da Química. Os engenheiros também fazem uso da Química quando escolhem materiais para produzir equipamentos ou para fazer uma construção e na fabricação de produtos alimentícios, os perfumistas devem conhecer os fixadores, os solventes e as essências que usam na preparação dos perfumes.

A Química é uma ciência experimental.
A Química é uma ciência central.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cuidado com os erros conceituais, professor.

Anônimo disse...

Qual é o erro? A Química está em tudo!!!

Anônimo disse...

Esse cara nem fala qual é o erro, deve ser professor de história que acha que é ciência.... rsrsrsrs

Professor Rubens disse...

Tem gente que não aceita que tudo vem da Química...

Anônimo disse...

Erros:
- "A água é o elemento mais abundante em nosso planeta." > água não é elemento e sim uma SUBSTÂNCIA. A não ser que o autor quis usar a definição filosófica dos 4 elementos: água, ar, terra e fogo.

- "É através de processos químicos que a água imprópria ao consumo é transformada em água pura, límpida, sem contaminantes" > Se a água é PURA, consequentemente ela é límpida e sem contaminante. Está redundante. Outra coisa: a água que consumimos não é pura, ao contrário, basta fazer uma análise da água que bebemos e que sai de nossas torneiras para ver o quanto de sais e minerais estão dissolvidos nela. O termo "potável" se encaixaria melhor do que "pura".

- "a química está presente em praticamente todos os medicamentos modernos" > eu não diria "praticamente todos", mas afirmaria categoricamente que em "TODOS" os medicamentos, sem excessão, a química está presente.

- "la está presente em praticamente todos os produtos que utilizamos no dia-a-dia." > IDEM.

- "os cozinheiros utilizam a Química no controle das mudanças que ocorrem na preparação dos alimentos." > cozinheiros não têm conhecimentos químicos, mas utilizam da química sem ter consciência da ciência que estão fazendo (salvo as excessões, claro). Para ser um bom cozinheiro, não é preciso saber química.

- "Observando nosso redor vemos que os mais diferentes materiais, como madeira, água, metais, plásticos, gás oxigênio e tantos outros vem da Química." > água e oxigênio vêm da química? eles existem na natureza desde a formação de "tudo". A Química foi uma ciência desenvolvida para estudar esses compostos, mas esses compostos não são PRODUTO da química.

Bem.. é só isso. Queria dizer que eu apontei "erros conceituais"... e não critiquei a ideia do autor. Afinal, eu concordo em gênero, número e grau que a Química é uma ciência central em nossas vidas. Porém, devemos ter cuidado ao socializar este conhecimento, pois um simples erro conceitual pode fazer com que outras pessoas passem esse erro adiante. Estudemos mais, e façamos uma química melhor.

Ha... se estudos históricos possuem um MÉTODO e RIGOR em seus estudos (mesmo sendo em boa parte qualitativos) podemos dizer que é sim uma ciência.

Abs.

Bruno's Chemistry disse...

Obrigado pelos comentários, realmente devemos ter o cuidado com os erros conceituais. Alguns textos foram tirados de livros de Química (Ensino médio, uma falha de minha parte), entretanto, faltou um pouco de atenção em algumas passagens.

Em todo caso há também a questão da interpretação, eu acredito que tudo vem da Química até mesmo os elementos Químicos, porém como mencionado não são produtos da Química. No texto procurei expressar que os átomos, moléculas, etc, vem [do estudo] da Química.
Os erros (necessários) foram corrigidos.

Até mais...

delisgta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Tabela Periódica

Compartilhe