domingo, 26 de outubro de 2008

Química para Surdos

Em continuação aos seminários apresentados no auditório de Química da UFRPE, na terceira semana tivemos o graduando de química Luiz Carlos, em parceria com Cysneiros e Costa. Carlos trouxe-nos uma discussão sobre a Química para os Surdos. A seguir temos o resumo de sua apresentação, escrito pelo próprio autor.

O objetivo da investigação do interesse dos surdos pelo ensino de ciências é para desenvolver um curso envolvendo a área de química, física, biologia e matemática observando primeiramente os aspectos de interesse desse publico alvo em relação o que seria necessário pra ensinar um surdo com analogia ao tri-pé: professor, interprete e aluno. Tendo o cuidado eminente para que o conteúdo seja transmitido com a maior coerência. 


Em seguida foi feita uma pesquisa para saber quem é o surdo? Onde foi observado que este tipo de publico pode desenvolver qualquer atividade em um âmbito acadêmico com êxito em seu aproveitamento. Contudo houve uma preocupação neste publico alvo, analisando que uma criança de 5 anos de idade já viu no mínimo 5 milhões de horas de televisão, isso indica que seu mundo é colorido e a relação professor, piloto preto e quadro branco não prende sua atenção totalmente, a partir  desse principio está lançada a idéia de um tema e que tipo de hipermídia pode ser elaborada para surdos ressaltando na universalidade das cores e o contexto em que o curso que será abordado vai enfatizar.

Para maiores detalhes confira o slide da apresentação disponível para download em Tópicos de Química, e o podcasting com o comentário do apresentador.


É a química expandida...

by Bruno Leite (lattes)

Um comentário:

Mandhiinha Mello disse...

oi professor...
eu me chamo amanda e eue sou sua aluna do positivo-1º ano b

preciso da sua ajuda...
fiz o seu video mas naum consegui gravar no cd.

estou lhe mandando o video por email. espero que me entenda.

Obrigada!

Tabela Periódica

Compartilhe