
Quano se dissolve sal na água, os íons de sódio e cloro se prendem a algumas moléculas de água. Esses íons ocupam um espaço adicional e impedem que a rede cristalina do gelo se forme, como ocorreria com a água pura. Os íons também interagem com as moléculas de água e quebram as ligações que as mantêm unidas. A energia necessária para isso remove calor das moléculas de água, e em consequência abaixa a temperatura da água. Por fim, chega-se a um novo equilíbrio, e o calor não sai mais das moléculas.
O sal e outras substâncias que reduzem o ponto de congelamento da matéria são conhecidos como substâncias criogênicas.O efeito coligativo da crioscopia diminui a temperatura de congelamento de um determinado solvente em função da adição de um soluto não-volátil.

Podemos ver algumas diferenças:
0°C - Gelo derrete
-20°C - Cristais de sal (cloreto de sódio) e água (quando se adiciona sal ao gelo, o sódio e o cloro se separam, resultando em íons que se ligam às moléculas da água)
-30°C - Álcool e neve (o álcool abaixa o ponto de congelamento da água)
-70°C - Gelo seco e álcool (com o gelo seco, os químicos abaixam o ponto de congelamento do álcool para 72 graus negativos, para controlar melhor as reações químicas em laboratório.
Uma outra curiosidade é de que me países frios, costuma-se esplhar cloreto de sódio (sal de cozinha) ou de cálcio nas ruas, para criar uma solução que impeça a formação de gelo, mesmo a temperaturas inferiores a zero grau.
É a química sendo expandida..
by Bruno Leite