*Pergunta respondida no formspring.me/quimicadobruno
Ocorre que a água produz bolhas de vapor que sobem para a superfície e estouram sem encontrar nenhum impedimento no caminho. Já no leite há substâncias, como gorduras e proteínas, que impedem que essas bolhas passem e estourem. Essas substâncias, que correspondem a cerca de 13% do volume do leite, deixam o líquido mais viscoso, o que torna a subida das bolhinhas de água bem mais difícil do que na água pura.
"O calor muda a forma das moléculas de algumas proteínas, que criam um tipo de malha. Com isso ‘segura’ as bolhas de vapor, que não estouram e aumentam de tamanho, fazendo espuma". Uma dica: Quando mexemos o leite, ajudamos a desmanchar as bolhas e soltar o vapor. Assim ele não transborda. O calor também separa a água da gordura, que sobe para formar a camada intransponível de nata, que se aloja na superfície do leite. Se não for estourada, seu destino só pode ser um: subir junto com o "arrastão" de vapor e transbordar.
6 comentários:
(Aluno CME: Rapahel Viana) Olha gostei desta materia falando sobre o leite e agua fiquei surpreso por que eu nunca tinha parado para pensar por que a água evaporava e o leite não. simplismente foi a primeira materia que lí sobre quimica e não fiquei com Sono. Muito Bom!!!
nunca fui fã de leite , mais gostei da curiosidade abordada aqui :D não querendo fugir do assunto mais vou fazer uma perguntinha meio besta , A transformação do leite em coalho é um fenômeno quimico ou físico ? :$
por: Elcilene Pessoa (CME)
Gostei da matéria prof muito interessante :D
Dayanne Melyssa 1°MB
Cara que interessante.
Nunca ia imaginar isso.
Mas por que acontece isso?
Dayanne Melyssa CME 1°MB
poxa nunca imaginei isso.
Leite é tão ruim, e ao mesmo tempo tão interessante. KKK
Mas por que acontece isso?
Joaão gabriel 1º B
muito interesante mais não entendi muito bem,mas é massa!
Postar um comentário