domingo, 23 de janeiro de 2011

Breaking Bad (Ruptura total*) - 1ª temporada


Gostaria de compartilhar com nossos amigos (professores de Química, alunos de Química, amantes de Química, etc.) uma série de TV que estou assistindo durante as férias. Uma ótima sugestão para todos, diversão, curiosidades e Química!

A série é intitulada de Breaking Bad (Ruptura Total). A história ocorre numa cidade chamada de Albuquerque, no Novo México. O professor de Química Walter White, leciona no ensino médio, descobre que está com câncer de pulmão no terceiro estágio, a partir deste diagnóstico ele sofre um colapso e inicia sua "vida" produzindo e vendendo Metanfetamina - droga altamente viciante e que estimula o sistema nervoso central. Essa droga pode ser facilmente manipulada em laboratórios clandestinos e Walter como um bom professor de química utiliza-se de seus conhecimentos para a produção da metanfetamina Cristal (podendo ser fumada em cachimbos), o que causa surpresa para o seu cunhado (um agente da nacórticos) quando descobre em suas investigações que a metanfetamina produzida por Walter (sem saber que era ele que produzia) é 99,1% pura, um sucesso entre os traficantes e usuários dessa droga, o que deixou o químico da polícia abismado.

A metanfetamina pode ser obtida também em pó (podendo ser cheirado como a cocaína, ou injetado). Se fumada ou "cheirada" o seu efeito inicia entre 3 minutos e 5 minutos.

O termo "Breaking Bad" é uma gíria do sul (dos EUA) que significa que alguém desviou=se do caminho correto e passou a fazer coisas erradas e isto aplica-se tanto a um dado momento, quanto a uma vida inteira.

Walter tem ajuda de seu ex-aluno Jesse Pinkman, e seu objetivo é assegurar o futuro financeiro de sua família. White tem uma esposa grávida (à espera de uma filha) e um filho adolescente (15 anos) que tem paralisia cerebral.

Aqui gostaria de considerar os aspectos Químicos que a série proporciona ao estarmos assistindo:

Os créditos da série apresentam os símbolos de elementos químicos da Tabela periódica em Verde, por isso o título da série destaca os elementos Br (Bromo) e Ba (Bário) como iniciais do título (Breaking Bad). Os nomes dos atores, produção, direção, etc. da série destacam alguns elementos da tabela (Cr = Cromo; Br = Bromo; Na = Sódio; Ar = Argônio; N = Nitrogênio; Be = Berílio; Te = Telúrio; Ne = Neônio; W= Tungstênio; V = Vanádio; Am = Amerício; Po = Polônio; O = Oxigênio; S = Enxofre; Y = Ítrio; Mo = Molibdênio; Es = Einstênio; Ca = Cálcio; Pa = Protactínio; Ge = Germânio; Co = Cobalto). Ainda nos créditos da abertura há o destaque para a fórmula da metanfetamina (C10H15N) e seu número de massa molecular 149,24.

Confira a vinheta de abertura da série.



1ª TEMPORADA


Nesta temporada o professor Walter destaca em suas aulas ou quando está conversando com seu ex-aluno alguns conceitos e reações Químicas:

Walter tem uma "citação" por ter cooperado com o prêmio nobel de Química em 1985, da qual Herbert A. Hauptman e Jerome Karle foram os verdadeiros contemplados.

Em sua primeira aparição na sala de aula Walter pergunta: "Química é o estudo do quê?" Segundo o professor: Química é, tecnicamente, o estudo da matéria. Mas [ele] prefere vê-la como o estudo da transformação. Walter fala para seus alunos que: Elétrons eles transformam seu nível de energia. Moléculas transformam suas ligações. Elementos: Eles se unem e se transformam dentro de um complexo, como na vida...

Walter resolve produzir a metanfetamina (após descobrir que está com câncer pulmonar) e reuni alguns materiais para a fabricação:
  • Destilador estilo Kjeldahl de 800 ml (raríssimo)
  • Provetas Griffin
  • Frascos de Erlenmeyer
  • Um recipiente de base esférica com capacidade para 5 litros
Ao apresentar os materiais, nosso professor Walter ensina ao Jesse, que utilizava um Volumétrico frasco de medidas, que este frasco não se usa para a produção da metanfetamina. Ensinando que "um frasco volumétrico é usado para mistura e titulação em geral" e que "não se expõe um frasco volumétrico à chama, para isso seria usado um tubo de ebulição".

Seus ensinamentos durante os episódios:



.
  • Produziremos algo quimicamente puro e estável, que cumpra o prometido. Sem agentes adulterantes. Sem papinha, nem pimenta em pó.
  • Na verdade é química elementar. (após produzir o Crystal).
  • O termo "Chiral" deriva do termo grego "mão". A ideia aqui é que, assim como a mão esquerda a mão direita reflete uma cópia invertida da esquerda. Idênticas ainda que opostas. Assim também se dá com componentes orgânicos que existem como forma invertidas um do outro por todo o segmento molecular. Porém, embora pareçam iguais, nem sempre eles agem da mesma maneira. Cita como exemplo a Talidomida, o isômero dextrógiro é um medicamento altamente recomendado a uma gestante para prevenir contra enjôos matinais, porém cometa o engano de dar a essa mesma gestante o isômero Levógiro do medicamento Talidomida, o bebê nascerá com horríveis defeitos de nascença.
  • Ao que me parece melhor, nosso melhor procedimento seria decomposição usando produtos químicos (Momento que resolve sumir com o corpo de um traficante). Dissolvê-lo com um ácido bem forte.
  • Polietileno: há um triângulo no fundo, com a estampa LDPE (orientando Jesse para a compra do material).
  • Sabia que o ácido fluorídrico não dissolve plástico? (Depois de descobrir que Jesse colocou o corpo de um dos traficantes na banheira e colocou o ácido). Por outro lado... dissolve metais, pedras, vidros, cerâmica.
  • Fósforo vermelho exposto à umidade e acelerado pelo calor libera hidreto fosforado. Gás de hidrogênio fosforado. Uma boa inspirada e... [bye bye].
  • Syncrhotrons: eles geram moldes mais nítidos e completos que feixes de raio-x. Coleta de dados leva uma fração de tempo.
  • Reações Químicas envolvem transformações em dois níveis: Matéria e Energia. Quando a reação é gradual, a mudança na energia é discreta. Nem ao menos se percebe que a reação está ocorrendo. Por exemplo quando a ferrugem se fixa ao assoalho de um carro. Mas se a reação acontece rapidamente, diferentemente, substâncias inofensivas podem interagir de modo que gere uma enorme liberação de energia. Explosões são o resultado de reações químicas acontecendo quase que instantaneamente e os reagentes mais rápidos, ou seja explosivos (fulminato de mercúrio II [Hg(CNO)2] é um exemplo típico disso - o fluminato de mercúrio é um explosivo primário, muito sensível à fricção e ao impacto) que quanto mais brusca a mudança, mais violenta é a explosão.
  • Termite: Na segunda Guerra Mundial, os alemães tinham a maior peça de artilharia do mundo, Gustav Gun, e pesava 1000 toneladas. E Gustav era capaz de atirar um projétil de 7 toneladas e acertar um alvo com precisão a 37 quilômetros de distância. Quer dizer, pode soltar bombas nele todos os dias por um mês sem ao menos desativá-lo. Mas, se você mandar um comando, um homem, com um saco de Termite, ele pode atravessar 10 cm de aço maciço e destruir aquela arma para sempre (A termite foi usada para Walter e Jesse roubarem Metilamina na fábrica de produtos químicos). A reação é exotérmica em que sua temperatura pode ultrapassar os 3500°C.
Após um encontro com o novo chefe do tráfico o professor Walter promete entregar 2 kg de metanfetamina, porém, ele não sabia, que seu sócio Jesse não tinha como conseguir as caixas de pílulas de sinusite (que usavam como matéria prima). Entretanto, Walter acalma a situação informando que não precisaram de pseudo efedrina. "Vamos fazer fenil-acetona em uma pipeta de ensaio, depois iremos usar aminação redutora para produzir metanfetamina". E no último capítulo desta temporada resolvem invadir uma fábrica de produtos químicos, roubando 110 litros de metilamina (fenilacetona), fazendo metanfetamina "as antigas".


Alguns termos são estranhos outros fictícios mas o que nos surpreende e nos deixa apaixonados é que a Química está envolvida plenamente na vida deste professor, assim como de tantos outros professores (ps: não para o crime).





2ª TEMPORADA (Clique aqui)






3ª TEMPORADA


(em breve)






 
Algumas Referências:

MAY, Lilliam. Toxicologia de medicamentos e toxicologia social. Campo Grande, 2009, 28 slides. Disponível em: Acesso em 21 jan. 2011. Apresentação em Power-point.
VIVAVOZ. Metanfetamina. SISP, publicado em 03 maio 2007. Disponível em: Acesso em 21 jan. 2011.
TRIPICCHIO, Adalberto. Ice: droga antiga volta mais poderosa. Disponível em: Acesso em 21 jan. 2010.
Wikipédia. http://en.wikipedia.org/wiki/Breaking_Bad

*Termo Breaking Bad: http://blogs.amctv.com/breaking-bad/2008/03/live-chat-with.php 

3 comentários:

Anônimo disse...

Compartilha o link para o download!

Matthaeus disse...

Só corrija uma coisa no post.
Breaking Bad não signifca "Ruptura Total".

O ator principal, Bryan Cranston, declarou em uma entrevista que "o termo 'breaking bad' é uma gíria do Sul que significa que "alguém desviou-se do caminho correto e passou a fazer coisas erradas".

Anônimo disse...

o que o bruno quis dizer é que lá em Portugal, o nome da série é ruptura total.

Tabela Periódica

Compartilhe