terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Breaking Bad (Ruptura total) - 2ª temporada

Continuando os comentários sobre a Série de TV Breaking Bad (Ruptura Total) esta segunda temporada começa com o professor Water (Conhecido também como Heisenberg) e Jesse aterrorizados com o traficante local, que comanda a região de Albuquerque. Com medo de ser assassinado por Tuco (O chefão do tráfico) nosso adorável professor propõe a Jesse dar umas sementes de mamona para Tuco, pra variar, Jesse não sabe o que o professor Walter quer dizer. Assim iniciamos nossa segunda temporada...

2ª TEMPORADA


A cada episódio que passa o professor Walt se envolve em situações mais complicadas. Com a morte de Tuco, Jesse resolve esconder o "laboratório" e novamente se envolve em situações problemáticas. A cada episódio que passa Walter e principalmente Jesse continuam se envolvendo em mais confusões, Walter passa ter problemas para pagar o tratamento e Jesse é expulso da casa pelos pais e tem que se virar para arranjar um lugar para morar. Walter decide que Jesse deve assumir o posto de chefe da área na venda da droga, sendo assim tornando-os fornecedores exclusivos da região.

Em um momento com seus alunos o professor Walter traz uma informação interessante sobre quem inventou o diamante: H. Tracy Hall. Dr. Hall inventou o primeiro processo reprodutível para se fabricar diamantes sintéticos. Isso ocorreu nos anos 50. Na epóca Dr. Hall trabalhava para a General Eletric (GE) que faturou milhões e como recompensa a GE deu a Dr. Hall um título de poupança de 10 dólares.

Ensinamentos do professor de Walter extraídos durante os episódios:

  • Com Sementes de mamona podemos extrair ricina. Ricina é um veneno extremamente eficaz, é o tóxico mesmo em pequenas doses. E passa facilmente despercebido na autópsia.
  • No final dos anos 70 a ricina foi usada para assassinar um jornalista búlgaro. A KGB adaptou a ponta de um guarda-chuva para injetar uma minúscula cápsula na perna dele. E falo de uma dose não muito maior que a cabeça de um alfinete.
  • Mono alquenos, diolefinas, trienos, polienos. Só a nomenclatura já faz a cabeça girar. Mas, quando se sentirem perdidos lembrem de um elemento: Carbono. Carbono é o centro de tudo. Não há vida sem carbono, em nenhum lugar do universo. Tudo que vive, viveu e viverá, tem carbono.
  • Gosto de pensar que o diamante e a mulher que o usa nos dedos, são ambos formados do mesmo material. Hoje em dia diamantes sintéticos são usados em extração de petróleo, eletrônicos, indústrias multibilionárias.
  • Um título impresso em papel composto de carbono, pago a um homem composto por carbono, por algo que ele criou a partir do carbono (Walter referindo-se ao valor recebido pelo Dr. Hall inventor do diamante sintético, dado pela General Eletric).
  • As ligações químicas são o que fazem a matéria ser matéria. São ligações que mantêm o mundo físico unido. Que nos mantêm unidos.

O Professor Walter indaga um de seus alunos tendo uma postura não conveniente para um professor (um educador), porém essa situação é comum no nosso dia-a-dia, confira o trecho abaixo:
  • Oxigênio liga-se ao oxigênio que por sua vez? (Profº. Walter)
  • A união de átomos e moléculas para formar compostos, você sabe? (Profº. Walter)
  • São as ligações que mantêm o mundo físico unido. (Profº. Walter)
  • Ok eu entendi (Aluno)
  • Sua nota na prova diz o contrário. Diz que não entendeu nada (Profº. Walter)
  • Eu tirei 5,8 quase passei (Aluno)
  • O que é quase? Não há "quase" em ciência, Barry. Há respostas certas e erradas. "Quase" não mandou um homem à lua. (Profº. Walter)
  • Estou dizendo que são só décimos, Sr. White? Se eu não passar em química, terei que frequentar o curso de verão e... Digo, eu realmente estudei, muito mesmo. Arduamente a noite toda e eu gosto muito de química por causa dos conceitos. Acho que eu tenho défcit de atenção, não poderia fazer o favor de deixar [eu] passar (aluno)
  • Não tente enrolar um "enrolão". A resposta é não. Da próxima vez, esforce-se mais (Profº. Walter).

Qual o professor que nunca se deparou com uma situação parecida com esta?

Em sua busca por produção de mais Crystal Walter e Jesse se isolam em um local distante da cidade de Albuergue e deserto, porém não esperavam que a bateria do Trailer falhasse, e para completar a situação Jesse havia derramando a única água disponível para os dois (tentando apagar um incêndio).
Mas nem tudo está perdido, novamente nosso professor Walter aos 50 anos de idade e aplicado a muita Química resolve a situação:
  • Traga-me qualquer peça de metal que seja galvanizada ou de zinco sólido. Vamos contruir uma célula de bateria.
E ensina mais uma vez ao jovem Jesse:
  • Uma bateria é uma célula galvânica. Não é nada mais que um ânodo e um cátodo separado por um eletrólito. De qualquer forma, numa parte, temos o óxido de mercúrio e a grafite da pastilha de freios. É o cátodo que é o pólo positivo. Do outro lado, está o nosso ânodo, isso é zinco. O hidróxido de potássio é o eletrólito. E agora o que podemos usar para conduzir essa linda corrente elétrica? Qual elemento em particular vem à mente?
Nosso professor exibe um fio de cobre e prontamente seu ex-aluno Jesse responde:
  • O fio.
Paciente com o jovem professor Walter responde a sua pergunta:
  • Cobre.

Após conseguirem voltar do deserto, Walter recebe uma boa notícia. Seu tumor reduziu em 80% como resultado a terapia. Entretanto, de acordo com o exame, Walter tem uma pneumonia radioativa. É uma inflamação no tecido, é uma reação à radioterapia.

O professor White mostra seu conhecimento em outras áreas quando explica sobre o comentário "Acharam água em Marte", Walter diz: "Na verdade, eles teoricamente, podem separar o hidrogênio do oxigênio e processar isso para providenciar combustível para os voos espaciais. Ostensivamente transformando Marte em um posto gigante"

No último capítulo Walter faz a operação, devido a sua pneumonia radioativa. Mas ele está alegre, pois sua filha já nasceu. Entretanto, sua esposa o deixa por suas mentiras.

Curtam esta temporada....

2 comentários:

Julia disse...

Como faço para extrair a ricina da mamona?

Grasy Siqueira disse...

Se a ricina for misturada com algum produto de limpeza, como por exemplo água sanitária , mata um ser humano mais rápido ou continua o mesmo processo ?

Tabela Periódica

Compartilhe