quarta-feira, 20 de maio de 2009

O sal evita o congelamento da água?

Nos países de clima frio, os lagos, rios e riachos de água doce costuma congelar no inverno enquanto as águas salgadas dos oceanos permanecem líquidas, exveto nas mais frias regiões polares. Parte da razão desse fenômeno está no fato de que a água pura congela a zero grau, mas a água do oceano confela mais vagarosamente, a 18 graus negativo.


Quano se dissolve sal na água, os íons de sódio e cloro se prendem a algumas moléculas de água. Esses íons ocupam um espaço adicional e impedem que a rede cristalina do gelo se forme, como ocorreria com a água pura. Os íons também interagem com as moléculas de água e quebram as ligações que as mantêm unidas. A energia necessária para isso remove calor das moléculas de água, e em consequência abaixa a temperatura da água. Por fim, chega-se a um novo equilíbrio, e o calor não sai mais das moléculas.

O sal e outras substâncias que reduzem o ponto de congelamento da matéria são conhecidos como substâncias criogênicas.O efeito coligativo da crioscopia diminui a temperatura de congelamento de um determinado solvente em função da adição de um soluto não-volátil.


Podemos ver algumas diferenças:
0°C - Gelo derrete
-20°C - Cristais de sal (cloreto de sódio) e água (quando se adiciona sal ao gelo, o sódio e o cloro se separam, resultando em íons que se ligam às moléculas da água)
-30°C - Álcool e neve (o álcool abaixa o ponto de congelamento da água)
-70°C - Gelo seco e álcool (com o gelo seco, os químicos abaixam o ponto de congelamento do álcool para 72 graus negativos, para controlar melhor as reações químicas em laboratório.

Uma outra curiosidade é de que me países frios, costuma-se esplhar cloreto de sódio (sal de cozinha) ou de cálcio nas ruas, para criar uma solução que impeça a formação de gelo, mesmo a temperaturas inferiores a zero grau.

É a química sendo expandida..
by Bruno Leite

2 comentários:

Caroline S. Souza disse...

Muito Interresante,mas tenho uma duvida, fiz um pequeno experimento em casa para um trabalho de escola: misturei quantias pequenas e diferentes de sal em tres lacunas daquela forminha de gelo comum.Uma pequena quantidade de água (e isso ocorreu nas tres lacunas) não congelou, mas algo muito diferente aconteceu com o sal que se solidificou no fundo dessas lacunas. Gostaria de saber o por quê disso e como tirar esse sal da forminha de gelo pois ela pertençe á minha mãe. Desde já, Obrigado.

carol_c.s.s@hotmail.com

Adair Rodiguero disse...

Refrigeração tabela de quanto sal preciso para determinadas temperatura a baixo de 0° para congelar água

Tabela Periódica

Compartilhe